-
Arquitetos: Zabriskie Studio
- Área: 2900 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Relja Ivanic
-
Fabricantes: Sertechnics
Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal característica do edifício reside na interpretação contemporânea da linguagem arquitetônica do patrimônio industrial a partir de seu entorno imediato. O edifício se equilibra entre uma aparência comercial e a do edifício residencial. Tal interpretação afirma propositalmente o pluralismo da vida moderna, quando espaço de trabalho = espaço de moradia. A intenção era melhorar a qualidade do tempo que os usuários passam nas instalações, tanto através da atmosfera interna quanto externa que elas constroem.
Além disso, utilizando tijolos reciclados, bem como tratando elementos de fachada, ou seja, reinterpretando a linguagem da arquitetura industrial e comercial do início do século XX em Belgrado, Mia Dorcol é o primeiro edifício contemporâneo na região, que visa preservar o espírito autêntico desta região de Belgrado.
O entorno do edifício é dominado pela arquitetura industrial do início do século XX. A decisão em relação a tal contexto é afirmativa, através da reinterpretação contemporânea da linguagem da arquitetura industrial e comercial desde os tempos da industrialização precoce. Formas, materialização: Os elementos que reinterpretam a linguagem da arquitetura industrial e comercial são a pilastra, a estrutura horizontal do piso, a divisão tripartite da fachada, o ritmo e proporção de aberturas, e o tipo de assentamento dos tijolos. Para as partes da fachada feitas em tijolo cortado, foi utilizado tijolo reciclado. Três estilos tradicionais de assentar o material foram reinterpretados:
O estilo alinhado foi aplicado na zona dos pilares a partir da qual o tipo de ligação e as dimensões do tijolo escolhido ditaram as dimensões das pilastras e o ritmo geral da fachada. As horizontais são feitas em estilo francês por duas razões - uma é a intenção de quebrar a continuidade das pilastras verticais, mas, além disso, ele garante que a forma de organização dos elementos horizontais e verticais seja claramente diferenciada e não se "funda" em um padrão retangular.
Nos espaços entre as janelas e os pilares foi utilizado o estilo gótico, de modo que todos os outros tijolos foram colocados alinhados a seu lado mais curto e empurrados para fora da linha de acabamento da parede com uma dobra para apoio estável de 2/3 de seu comprimento. No total, foram utilizados 3 tipos de assentamento, cada um na conveniente lógica histórica da alvenaria e com o objetivo de alcançar um ritmo e textura adequados, tanto em detalhes quanto como um todo.
Construção, função: A base pavimento tipo é projetada como espaço aberto, através do princípio de concha e núcleo. O edifício é estruturalmente posicionado de modo que as pilastras verticais, proeminentes na fachada, também são pilares de apoio. Portanto, o interior da base é aliviado dos elementos estruturais, o que permite uma grande flexibilidade organizacional. As bases também apresentam varandas projetadas como divisórias de vidro, para sentir a loggia como parte do interior.